sexta-feira, janeiro 18, 2008

A Realidade ao nosso redor

Algo que não estamos acostumados a ouvir, mas que se entende ser uma realidade, é que a voz de Deus já está em nossa própria consciência. Ouvir ou não o que esta voz fala, ou seja, conduzir-se ou não conforme seus desígnios chama-se "livre arbítrio".

No entanto, a questão que não se costuma colocar, mas que é fundamental a todo momento em que realizamos algo, ou pensamos, é saber se aquilo com o qual nos conectamos naquele momento trará ou não um maior bem a todos ao seu redor. Será que ao se pensar ou agir dentro de uma linha de conduta, as conseqüências serão a expressão com maior pureza da Natureza Divina que está em seu interior?

Algo que sempre deve ser lembrado é o seguinte: nenhum problema é um mal em si mesmo, principalmente para quem busca a espiritualidade. Ou seja: "aquele que tem a mesma atitude, na tristeza e na alegria" é muito querido a Deus. Essa é a verdadeira Vida, acima de dissensões e desavenças, acima de contradições interiores. Essa vida é o que existe de mais rico em nós, porque não é nossa, mas a própria vivificação de Deus.

Quando abrir seus olhos, entenda que isso é um milagre... e que toda a existência está permeada de Deus. E, onde existe um aparente "problema", existe uma sombra... E para a “sombra” existir há a necessidade de existir uma luz anterior.

Quando existirem problemas (e sempre vão existir “problemas”), busque Deus, e verá que são oportunidades de aprender a se enxergar.

Lembre-se: os problemas e soluções não estão fora... as respostas não estão fora...mas dentro. Aquilo que é chamado "problema" nada mais do que quando Deus sublinha a vida para você enxergar melhor o que deve fazer, pois quando o problema aparece só existe algo a ser feito, que é solucionar.

As brigas e confusões existem como manifestações de um processo de ilusão. Ao serem manifestadas brigas e confusões, torna-se claro ao buscador que existe a necessidade de traduzir a vida para que se possa corrigir o rumo mental.

O que seria corrigir o “rumo mental”?

Todas as nossas atitudes são forma de relacionamento com o meio. E, sem o sabermos, na realidade, nossas atitudes são expressadas através de "símbolos" e sinais: uma cara feia... um sorriso.. um grito... um sussurro...

Quando você atribui uma realidade ao gesto em si, você não está sabendo penetrar no significado dele, no significado mais profundo.

Qual é o significado mais profundo?

Uma raiz invisível chamada "mente". A partir do momento em que você começa o processo de conhecer a si mesmo, entende que aquilo que se enxerga não é o mundo, mas a sua própria mente. O despertar desse processo é, nada mais ou nada menos, que o início do despertar, quando começa e se produzir os efeitos espirituais da iniciação.

Logo depois, começa o entendimento de que tudo existe devido àquilo que você atraiu para si mesmo. Por isso, a fonte de nosso mundo são nossos olhos "interiores", e os acontecimentos ao redor são o retrato de nosso coração.

Quando alguém conhece a si mesmo, conhece o seu Senhor, ou seja, Deus que está dentro de si próprio. Ao começar a se compreender isso, olha ao seu redor e enxerga Deus também no próximo, e passa a entender a vida não mais como um "leproso": afastado, diferenciado, insensível, mas como alguém que, simultaneamente não se envolve mas participa dinamicamente da Vida.