terça-feira, agosto 21, 2007

O ESOTERISMO

O que é importante ocupar-se, em primeiro lugar, objetivando um esclarecimento sobre o assunto, é que aquilo que chamamos esoterismo não é na realidade um tema sobre o qual discorremos, da mesma forma tal quando falamos sobre um assunto específico. Na verdade, ao tratarmos de esoterismo estamos tratando de uma perspectiva que está acima da visão exotérica, ou seja, que não está acessível à pessoa comum e sua linguagem discursiva de cunho racional.

O esoterismo é uma ótica sob a qual se vê tudo de uma perspectiva mais alta. Pois tudo que existe possui uma face oculta e uma face aparente. Enquanto a vida transcorre de uma forma cotidiana, sem muitos questionamentos, as coisas se nos aparecem conforme suas realidades aparentes, ou seja, ligadas em sua dimensão espaço-temporal materializada. No entanto, a partir do momento em que existe uma modificação do ato de ver o mundo (entendendo este ver como forma de percepção cognitiva das coisas), percebe-se que existe uma face oculta, que é sua realidade intrínseca.

O esoterismo, neste caso, é o meio através do qual esta visão supra-material se tornaria acessível. Desta forma, o indivíduo humano, através de ensinamentos simbólicos (que é a forma com a qual são transmitidos os conhecimentos esotéricos), tomaria conhecimento de outras modalidades de ser que não apenas a sua. Ou seja, saberia que ele, no estágio em que se encontra, limitado por um corpo, não seria identificado apenas com este, mas que sua individualidade e seu corpo seriam apenas processos visíveis de algo muito mais abrangente (caso se possa dizer desta forma). Mais simplesmente dizendo, que não seríamos um corpo que tem um espírito, mas um espírito que tem um corpo, sendo aquele sua realidade transcendente.

A busca do esoterismo, portanto, tem como plano de fundo a perspectiva espiritual, sem confundir-se, contudo, com a religião, esta com caráter exotérico. Como se vê, aquilo que chamamos de esoterismo não se confunde com diversas coisas que os meios de comunicação insistem em chamar como tal. Muitas vezes confunde-se esoterismo com ocultismo, com religião, com misticismo, enquanto na realidade tais coisas não podem ser mescladas, pois dizem de realidades distintas, apesar de conexas.

O trabalho do esoterismo seria o de conduzir o homem para tomar contato com sua realidade transcendente (e, desta forma, com a realidade transcendente de tudo quanto há), que é a própria realidade universal, e, assim, tomar posse de seus tesouros superiores, que são a sua própria essência. As palavras de Paulo traduzem de forma clara essa assertiva: “Lembrai-vos que o Altíssimo habita dentro de vós”, ou seja, que esta realidade transcendente é o próprio Deus.

Os ensinamentos esotéricos têm sido, muitas vezes, perseguidos pelas autoridades exotéricas porque não são acessíveis às suas compreensões. Enquanto o homem é visto como um pecador pelos próprios exotéricos (sendo isto apenas uma perspectiva por onde se pode enxergar o próprio homem), pela perspectiva esotérica o homem é o canal para a manifestação da própria divindade (sendo que, de forma alguma, estas duas possibilidades nunca se chocam, pois tratam de estados diferentes; um, o homem enquanto ser moral, agindo no plano físico, material; outra, o homem enquanto ser espiritual, feito à imagem e semelhança de Deus).

Portanto, os ensinos esotéricos têm por objetivo buscar a aproximação do homem à sua própria essência, estabelecendo uma conexão firme com seus estados superiores. O motivo de tal busca tem como princípio e fim a Identidade Suprema, como os Upanixades se referem, ou seja, a união com Deus, a Realidade Única e transcendente. Enquanto as correntes exotéricas pregam a salvação como meta última do homem, o esoterismo entende que a salvação é uma das metas, mas não a suprema, ou seja: seria apenas um estágio, ainda que muito avançado e de altíssimo grau de realização, mas ainda assim ligado a esta realidade contigente. A meta última seria a Liberação, quando o ser individual extingue totalmente sua ignorância da Realidade Suprema e nela se funde.

Um comentário:

Mahatma disse...

Muy buen post!!! Es claro, conciso y estoy de acuerdo en lo que dice.

Felicitaciones, seguiré visitando el blog.

M.