terça-feira, julho 25, 2006

O HOMEM TRAZ A SEMENTE (Osho)

El Mahdi Abbassi anunciou que era comprovável que, quer se ajude um homem ou não, algo no homem pode frustrar seu objetivo.
Tendo algumas pessoas contestado esta teoria, El Mahdi prometeu uma demonstração.
Quando todos haviam se esquecido do incidente, El Mahdi mandou um homem deixar um saco de ouro no meio de uma ponte. Pediu a outro homem que trouxesse algum infeliz endividado a uma das extremidades da ponte, dizendo-lhe que a atravessasse.
Abbassi e suas testemunhas ficaram do outro lado da ponte.
Quando o homem chegou à outra extremidade, Abbassi perguntou-lhe:
"O que viu no meio da ponte?"'
"Nada", respondeu o homem.
"Como foi isso?", perguntou Abbassi.
O homem replicou: "Logo que eu comecei a cruzar a ponte, ocorreu-me a idéia de que poderia ser divertido fazer a travessia de olhos fechados. E assim fiz... "

O HOMEM TRAZ a semente de sua miséria ou felicidade, inferno ou céu dentro de si mesmo. O que quer que lhe aconteça, acontece por sua própria causa. As causas externas são secundárias; as causas internas são as principais. E a menos que você compreenda isto, não existe possibilidade de uma transformação. Porque a mente continua a enganá-lo, a mente sempre aponta para o lado de fora: a causa está noutro lugar -- da sua miséria ou da sua felicidade. Se a causa está fora de você, então não é possível a liberdade, nem moksha, ou qualquer estado de libertação. Se a causa é de fora, então você está destinado à escravidão para sempre, porque como pode mudar a causa externa? E se você muda uma, milhões de outras surgem. Esta é a diferença, a diferença básica entre a mente religiosa e a mente não-religiosa.

Os comunistas pensarão exatamente o oposto. Marx não estará pronto a aprovar o que El Mahdi conta nesta estória. Marx diz que a causa existe do lado externo do homem. O homem é miserável porque existem causas externas que criam a miséria. O homem será feliz se as causas forem mudadas, alteradas. É necessária uma revolução, de acordo com Marx, no mundo externo. De acordo com Maomé, Jesus, Mahavira e Krishna, todo este diagnóstico está errado.

As causas são internas. Externas são apenas as desculpas. Você poderá mudar o exterior, mas nada se alterará se o interior permanecer o mesmo. O interior criará, outra e outra vez, o mesmo padrão, seja qual for a situação externa, porque o homem vive do interior para o exterior.
(...)

(extraído do livro "Antes que Você Morra")

Nenhum comentário: