sábado, julho 29, 2006

O que é o Amor?

O que é o amor? Essa pergunta tem me assolado ultimamente com bastante intensidade. Será aquele que ama um ser especial? Acredito que Ibn Al Arabi e Paulo nos explicam com clareza o que é o amor, e que aquilo que muitas vezes o consideramos como tal, é na realidade apenas vaidade, fruto de um véu de ignorância que nos faz pensar serem permanentes coisas fadadas ao fim.
Eu me encontrei de frente com um espelho e vi meu coração deserto. Afundei-me na vaidade de meu ego e desconsiderei tudo o que deveria ser o Amor. Ao mesmo tempo, nunca estive afastado desse amor, tendo em vista que nada existe senão em função deste mesmo Amor (que pode ser visto desde uma perspectiva universal ou individual, não importa). É ilusão do homem achar-se independente e desligado da Essência Pura, da Força Superior, do Supremo Poder. Na realidade, a única razão de permanecermos vivos é o Amor.
Hoje, dou o primeiro passo pra recomeçar minha caminhada, e sei que nenhuma estrada rumo à perfeição pode se afastar daquilo que chamamos "AMOR". Ibn Al Arabi nos fala muito fortemente sobre a perspectiva daquele que ama. O que será realmente o que consideramos o Amor? Qual deve ser a perspectiva que devemos olhar a atração do indivíduo rumo à unidade fundamental? Deixo o texto pra quem quiser ler tenha uma instrução muito forte sobre o assunto:
"... É Ele (Deus) que ama mediante os seres existenciais. É Ele então que se manifesta em todo o ser amado e que se mostra aos olhos do amante. PORTANTO, HÁ SOMENTE UM AMANTE NA EXISTÊNCIA UNIVERSAL (E É DEUS) DE TAL MODO QUE O MUNDO INTEIRO É AMANTE E AMADO. ... Sucede o mesmo com o amor: ninguém ama senão o seu criador, que nos está oculto sob o véu do amor que se sente por Zaynab, Su’ad, Hind ou Layla, por exemplo ... Assim pois, o objeto de amor, sob todos os seus aspectos é Deus. O ser verdadeiro, ao se conhecer, conhece o mundo de si mesmo que Ele manifesta conforme a sua Forma. De modo que Deus não ama senão a Si mesmo. ... É por essa razão que, de uma forma geral, a conformidade é a causa do amor e conformar-se à forma de Deus no espelho de Deus é também causa de amor já que Ele vê somente a Si mesmo." (Ibn Al Arabi)

Nenhum comentário: