sexta-feira, setembro 01, 2006

Raízes da dor

Dizia um filósofo que o homem tem um vazio interno do tamanho de Deus, e que toda a angústia humana estava ligada a este vazio. Será? É um assunto a se refletir.

Nós nos questionamos detidamente sobre este assunto muitas vezes e o que se pode descobrir? Que a única forma de se limpar o coração é através do Amor (não o amor-sentimento, não é isso, mas o Amor-Força, o Amor-Poder Universal, o Amor-Deus). E é claro que pra construir um lugar onde este amor possa resplandecer dentro da gente é algo muito trabalhoso.

Pra se receber este Amor temos que arrancar as raízes da dor, as raízes do sofrimento, que estão baseadas em uma tríade: Pensamento-Sentimento-Ação. A partir do momento em que alguém se entrega a um pensamento negativo, este pensamento toma conta. A partir do momento em que alguém dá vazão a sentimentos negativos, estes sentimentos tomam conta. A partir do momento em que alguém age de forma negativa, os resultados desta ação fazem com que este alguém sofra.

Portanto o bálsamo é amar verdadeiramente, sabendo que só pode existir um objeto do Amor Verdadeiro: Deus. Ou, como dizem os indianos, namastê: "Deus em mim ama Deus em ti". O que isso quer dizer? que a partir do momento em que alguém ama, Deus está presente. E se Deus está presente, aquele vazio interior onde a tristeza se acomodou deixa de existir. E o amor direcionado a alguém, é direcionado na realidade a Deus dentro desse alguém, e não às falhas e defeitos (que aceitamos porque vemos a perfeição dentro da essência do próximo).

Eu sou apenas uma bactéria mas, devido ao Amor Universal, o Poder Universal se importa comigo. Por quê? Porque essencialmente ele está presente em meu interior, ainda que eu não perceba. Se eu me acomodo em me achar imperfeito, somente vou enxergar minhas máscaras, e não vejo o que possa subsistir por trás delas, ou seja, minha essência verdadeira. Mas se busco clarear meus pensamentos, meus sentimentos e ações (apesar de que para toda transformação é necessário ter paciência) não tenho dúvidas de que a vitória chegará.

Um comentário:

George Avis disse...

é interesante esta tensão que criamos entre ser uma bactéria e aprópria essência universal.