terça-feira, setembro 12, 2006

Uma mensagem sobre o amor e a vida...


Existe uma dificuldade em dizer "eu te amo" porque amar significa se comprometer com a vida e com o Universo. Por isso, para dizer "eu te amo" é necessário ter coragem. O amor é o bálsamo Universal, que cicatriza o passado e engendra o presente. Nada fica incólume ao amor. Aquele que o conhece pode se dizer renovado ou, até mesmo, renascido. Portanto, dizer "eu te amo" não é para qualquer um. É somente para aqueles capazes de se esquecerem de si mesmos, de seus egos, para buscarem frutificar no outro.

É também, devido a este fator de egotismo das pessoas, difícil fazer alguém feliz. Inclusive porque o caminho da felicidade é interior; não podemos fazer do outro o caminho de nossa própria felicidade, assim como não podemos colocar no outro esta responsabilidade que é nossa. E tal situação de infelicidade deve-se a estarmos adormecidos para a vida. Enquanto a felicidade (quando enxergada de dentro de nosso sono) é um caminho tortuoso, descobrimos a tristeza como um abismo diante de nós. No entanto, quando acordamos, despertamos para vida, vemos que flores e espinhos são naturalmente complementares uns aos outros, apesar de que devamos buscar o aperfeiçoamento em busca da florescência e não da dor. Mas, ainda assim, ao estarmos vivos, não podemos fugir da dor, e, dentro deste sentido, ao percebermos que dor e prazer fazem parte da existência neste mundo, devemos compreender que, enquanto a alegria frutifica, a tristeza, muitas vezes concebe o que há de vir.

Dentro desta perspectiva de busca do amor e da felicidade, outra das abordagens que geralmente fazemos quando estamos procurando internalizar esta experiência é quanto à fidelidade e à aventura. Mas, devemos questionar: O que é ser fiel? Quantas vezes fomos infiéis aos nossos princípios? Quantos de nós temos princípios? Numa balança, devemos sempre lembrar, o fiel sempre aponta para cima. Agora, não fosse o espírito de aventura, como Colombo chegaria a América? Fosse Colombo fiel ao preceito da terra quadrada, teria ele aportado no Caribe? Como se vê, existe relatividade nestas palavras, porque o princípio de toda a fidelidade deve estar no Superior, que se manifesta em nós através da Verdade, e não nas pessoas ou coisas.

Dentro deste mesmo sentido, de buscarmos relacionar o Superior com a manifestação neste plano onde vivemos, o Amor não pode ser objeto. Antes de tudo, o Amor é sujeito. Ou melhor: é acima do sujeito, pois vem do alto. Portanto, quem verdadeiramente ama, não ama alguém. Ama porque expressa a altitude de seu caráter. Ama porque compreendeu a vida, e não amar é perecer; não amar é obstruir o canal que ele próprio é da Essência, do Todo, do Superior. Portanto, para quem ama, nunca se perderá o amor. Quem ama não pode valorizar o amor, pois já é, em essência, o próprio Valor em si mesmo.

Porém, na atualidade, tais perspectivas se tornam mais complexas pela própria forma com que as pessoas levam suas vidas. A maior parte da humanidade caminha adormecida pelo tempo, olhando o ontem e o amanhã. Mas a vida chama-se "Hoje". O nome da vida é "Agora". E este agora é a própria eternidade. Este "agora" passeia em nossos corações, pedindo nosso reconhecimento e, muitas vezes, perece na inconstância de nossas atitudes, que busca tirar da vida apenas aquilo que está na superfície, enquanto a verdade está em mergulhar profundamente no mar, e buscar o tesouro esquecido em nosso interior. E sem esta perspectiva de entrega, de mergulhar, nós não conseguimos atingir os valores que expusemos até o momento.

Difícil enxergar que a vida é Eternidade, à qual chegamos através do coração.

Já nos ensinaram: o segredo da verdadeira felicidade é saber se contentar com pouco. O verdadeiro rico não é aquele que tem, mas aquele que não precisa ter, independente da quantidade de posses. Epicuro dizia que se alguém quiser aumentar sua riqueza, deve primeiro diminuir sua cobiça, pois a razão de todo sofrimento se encontra no desejo de ter, esquecendo-nos da Verdadeira Fonte de Tudo quanto há, que é o Ser.

E em nossa busca de Amor, Harmonia, Felicidade, tornamo-nos propensos a chorar, a sofrer, porque para muitos, devido a nossas próprias atitudes, a Graça está escondida. Mas quem tem a graça de estar vivo, ainda que chore, vive passeando neste imenso jardim, que é o Universo, apreciando as verdadeiras flores da vida, que somos todos nós.

A dificuldade, portanto, não está em ser feliz, mas em acreditar na dificuldade de o ser. Uma criança, em estágio de alfabetização, acharia difícil de ler este texto. Mas uma pessoa adulta acharia fácil. Onde está então a dificuldade? Dentro de nós ou fora de nós? Na realidade, não devemos exigir do exterior que nos compreenda e nos mantenha a verdadeira felicidade. Devemos, isso sim, ter a grandeza espiritual de compreender, de perdoar, de seguir em frente. De ter o coração limpo, como um receptáculo para a verdadeira benção, que provém do Pai. Assim nossa vida se transforma em bálsamo para toda a manifestação, e nossos corações serão unidos ao coração universal, sem mais fronteiras estabelecidas.

Nenhum comentário: